No ano de 2005, o tema da vez foi o documentário sobre os Catadores de materiais reciclavéis do Vale do Aço. Em 2006, em parceria com o jornalista Hugo Siqueira, foi a vez de buscar as histórias da antiga Zona Boêmia do Juá. Após esse trabalho, o diretor ipatinguense se dedicou ao documentário “Frango com Quiabo e Coca-Cola”. Em março de 2010, Sávio Tarso lançou seu primeiro filme de ficção chamado “Casamento Negro”.
O trem do vale é um filme sobre a construção da estrada de ferro que ligava a cidade de Diamantina ao mar, na cidade de Vitória. Como o entrevistado afirma, esse filme é interessante porque conta a história do que deu origem à nossa cidade, considerada pelo autor o “espinho dorsal” da nossa região. A história é contada por heróis anônimos que fizeram parte de toda a construção. Pessoas humildes e esquecidas, mas não menos importantes para toda essa história da ferrovia.
O diretor afirma que antigamente muitas pessoas não tinham identidade com a cidade. Há uns 40 ou 50 anos, o município era apenas um campo cheio de mato e sem nenhuma infraestrutura para se viver. Muitas pessoas vinham apenas para trabalhar e acabavam indo embora depois de tudo finalizado. Hoje essa situação é totalmente diferente. Ipatinga tem melhores condições de vida, o que atrai várias pessoas a se mudarem para cá, não só pela existência da Usiminas, mas também pela boa qualidade de vida que temos na cidade.
23 comentários:
Realmente muito interessante, tanto a entrevista tanto quanto o documentário. Este retrata a construção da ferrovia por pessoas que a fizeram e a viram ser feita. Conta também do "acaso" que foi a chegada até Ipatinga. Vale a pena ser assistido!
É realmente um documentário que vale a pena ser assistido, pois conta como nossa cidade foi formada e quantas histórias e lugares foram passados até se chegar aqui! Quanto ao diretor, nem precisa comentar, um cara com muito talento, que já fez esse e outros curva que já vi, todos ótimos!
O Sávio é uma pessoa muito talentosa e inteligente! Agradeço muito a ele pelo que fez para a nossa cidade.
inetessante a atitude tomada pelo Sávio para dirigir um filme contando a histótia da construção e desenvolvimento de Ipatinga...
muito interessante o filme, por causa do casal de velinhos q foram conheçer o mar..
“O trem do vale” é um documentário fundamental para entendermos melhor como tudo começou na nossa região, conhecer quem ajudou a construir a história e atualmente foi esquecido, além disso, as informações apresentadas constituem uma ótima aula. Vale a pena assistir o documentário.
O video apresentado ficou com o audio muito baixo, não consegui ouvir, mas após a leitura, posso falar que a atitude tomada por Sávio foi muito grandiosa, porque em seu filme ele retrata a contrução da estrada de ferro que é de grande importancia para nossa cidade.Através dela, a cidade é mais visitada, atraindo mais pessoas, além de ser usada como uma excelente transporte de ferro da Usiminas. Sávio você esta de Parabéns!
Apesar de não ter conseguido entender o vídeo, a leitura desse texto esclareceu bastante as minhas dúvidas, onde ele retrata a construção da estrada de ferro em Ipatinga, e demonstra a importância que ela tem pra nossa cidade, no qual ele tambem entrevista várias pessoas que ajudaram na construção da mesma, o Sávio está de parabéns!
Guilherme Rocha, 301
Fiquei muito satisfeito ao ver o video sobre o local onde nasci. A somatoria de cada acontecimento possibilitou o surgimento de nossa cidade. Serve também para observarmos as antigas condições impostas aos trabalhadores.
=>> Vale assistir novamente.
O documentário "O trem do Vale" foi de extrema importancia pra mim, nunca tinha parado para pensar como era Ipatinga antes, fauna, flora e muito menos como ocorreu tudo isso. Esclareceu bastante coisas, achei muito legal, porque tem várias partes que as pessoas que viveram aquela época contaram.
Não consigui ouvir perfeitamente a entrevista, mais o Sávio é uma pessoa que adimiro muito, ele é muito inteligente, e o trabalho dele é sempre muito bem feito!Quero até parabenizar mais um vez o ultimo trbalho dele, 'Casamento Negro' que foi o primeiro curta ficcional que ele fez, e ficou muito bacana!
As pessoas de idade, principalmente, têm muito a contar, e isso gera um contato de culturas que apesar de às vezes não parecer, são muito diferentes. É muito gratificante poder assistir a algo do tipo.
O áudio do vídeo realmente não é muito bom, mas o conteúdo é ótimo. Através dos dados apresentados no trabalho pode-se perceber o grande crescimento de Ipatinga, que surgiu por causa do "acaso" e o hoje é uma cidade importante, com desenvolvimento(não muito bom mas há)cultural, esportivo, e econômico.
O vídeo com a entrevista não está muito bom, mas vou falar um pouco do que entendi, e do que vi sobre o filme e li na descrição! O documentário do Sávio Tarso ficou um trabalho muito bem feito e muito interessante, pois nos mostrou diversas coisas das quais não sabíamos e muito importantes na construção de ipatinga.. Como tudo começou, a repercussão com a ferrovia, a vinda dos trabalhadores e etc. No documentário percebe-se a cara de satisfação de todos eles, pelo trabalho feito e a importância que a ferrovia deu à nossa cidade! Savio Tarso e todos que trabalharam juntamente com os atores anônimos.. Foi muito lindo o documentário!!
O filme "O trem do vale" é muito importante para entendermos como tudo começou em nossa cidade. Por meio de depoimentos de pessoas idosas que conheceram Ipatinga desde a sua formação podemos adquirir muita informação importante
Legal o documentário com Sávio Tarso,para enterdermos mais sobre a nossa cidade,como tudo começou e sua repercussão...Através deste podemos ver as transformações que ocorreram em Ipatinga..muito bom o trabalho que vocês fizeram!
O Sávio é um ótimo documentarista, adoraria conhecê-lo, contribuiu para o conhecimento da população
"É o caboco d'água..."kkkkkkkk
Interessante mesmo o filme desse Sávio Tarso
Sávio Tarso tentou passar um documentario com boa qualidade as melhorias que aconteceu em nossa cidade.
Achei o filme muito interessante, pois além de mostra como surgiu a região do vale do aço, foi muito legal ver as pessoas que participaram para a construção da ferrovia.
Seria interessante se todas as pessoas pudessem assistir 'O trem do vale' pois entenderiam melhor como foi o inicio da nossa cidade.
Bruno Gonçalves
Realmente um belo Filme.
Seria vc? Boa noite a todos, o motorista Washington da Capfy achou carteira com documentos de Mabelly Andrade Corrêa no seu carro, se alguém a conhecer pedir para entrar em contato pelo celular 98758-9235
Postar um comentário