quarta-feira, 31 de março de 2010

Entrevista com o diretor do filme “O trem do vale” , Sávio Tarso.

Sávio Tarso, que é Mestre em História, começou com sua produção em 2001, com o filme sobre a Estrada das Lavadeiras. No ano seguinte, foi a vez de tratar sobre as dificuldades encontradas pelos congandeiros no Ipaneminha, num trabalho intitulado Monarquia Siderúrgica. Em 2003, o diretor ipatinguense realizou o seu maior trabalho até então, chamado O Trem do Vale.
No ano de 2005, o tema da vez foi o documentário sobre os Catadores de materiais reciclavéis do Vale do Aço. Em 2006, em parceria com o jornalista Hugo Siqueira, foi a vez de buscar as histórias da antiga Zona Boêmia do Juá. Após esse trabalho, o diretor ipatinguense se dedicou ao documentário “Frango com Quiabo e Coca-Cola”. Em março de 2010, Sávio Tarso lançou seu primeiro filme de ficção chamado “Casamento Negro”.

O trem do vale é um filme sobre a construção da estrada de ferro que ligava a cidade de Diamantina ao mar, na cidade de Vitória. Como o entrevistado afirma, esse filme é interessante porque conta a história do que deu origem à nossa cidade, considerada pelo autor o “espinho dorsal” da nossa região. A história é contada por heróis anônimos que fizeram parte de toda a construção. Pessoas humildes e esquecidas, mas não menos importantes para toda essa história da ferrovia.

O diretor afirma que antigamente muitas pessoas não tinham identidade com a cidade. Há uns 40 ou 50 anos, o município era apenas um campo cheio de mato e sem nenhuma infraestrutura para se viver. Muitas pessoas vinham apenas para trabalhar e acabavam indo embora depois de tudo finalizado. Hoje essa situação é totalmente diferente. Ipatinga tem melhores condições de vida, o que atrai várias pessoas a se mudarem para cá, não só pela existência da Usiminas, mas também pela boa qualidade de vida que temos na cidade.

23 comentários:

Viudão disse...

Realmente muito interessante, tanto a entrevista tanto quanto o documentário. Este retrata a construção da ferrovia por pessoas que a fizeram e a viram ser feita. Conta também do "acaso" que foi a chegada até Ipatinga. Vale a pena ser assistido!

Igor Santos disse...

É realmente um documentário que vale a pena ser assistido, pois conta como nossa cidade foi formada e quantas histórias e lugares foram passados até se chegar aqui! Quanto ao diretor, nem precisa comentar, um cara com muito talento, que já fez esse e outros curva que já vi, todos ótimos!

Milena disse...

O Sávio é uma pessoa muito talentosa e inteligente! Agradeço muito a ele pelo que fez para a nossa cidade.

filipe martins disse...

inetessante a atitude tomada pelo Sávio para dirigir um filme contando a histótia da construção e desenvolvimento de Ipatinga...

hugo henrique disse...

muito interessante o filme, por causa do casal de velinhos q foram conheçer o mar..

Leonardo Zinato disse...

“O trem do vale” é um documentário fundamental para entendermos melhor como tudo começou na nossa região, conhecer quem ajudou a construir a história e atualmente foi esquecido, além disso, as informações apresentadas constituem uma ótima aula. Vale a pena assistir o documentário.

André Alves disse...

O video apresentado ficou com o audio muito baixo, não consegui ouvir, mas após a leitura, posso falar que a atitude tomada por Sávio foi muito grandiosa, porque em seu filme ele retrata a contrução da estrada de ferro que é de grande importancia para nossa cidade.Através dela, a cidade é mais visitada, atraindo mais pessoas, além de ser usada como uma excelente transporte de ferro da Usiminas. Sávio você esta de Parabéns!

Unknown disse...

Apesar de não ter conseguido entender o vídeo, a leitura desse texto esclareceu bastante as minhas dúvidas, onde ele retrata a construção da estrada de ferro em Ipatinga, e demonstra a importância que ela tem pra nossa cidade, no qual ele tambem entrevista várias pessoas que ajudaram na construção da mesma, o Sávio está de parabéns!
Guilherme Rocha, 301

Gustavo Carolino disse...

Fiquei muito satisfeito ao ver o video sobre o local onde nasci. A somatoria de cada acontecimento possibilitou o surgimento de nossa cidade. Serve também para observarmos as antigas condições impostas aos trabalhadores.

=>> Vale assistir novamente.

Larissa Campos disse...

O documentário "O trem do Vale" foi de extrema importancia pra mim, nunca tinha parado para pensar como era Ipatinga antes, fauna, flora e muito menos como ocorreu tudo isso. Esclareceu bastante coisas, achei muito legal, porque tem várias partes que as pessoas que viveram aquela época contaram.

Maria Clara disse...

Não consigui ouvir perfeitamente a entrevista, mais o Sávio é uma pessoa que adimiro muito, ele é muito inteligente, e o trabalho dele é sempre muito bem feito!Quero até parabenizar mais um vez o ultimo trbalho dele, 'Casamento Negro' que foi o primeiro curta ficcional que ele fez, e ficou muito bacana!

Lucas Silva disse...

As pessoas de idade, principalmente, têm muito a contar, e isso gera um contato de culturas que apesar de às vezes não parecer, são muito diferentes. É muito gratificante poder assistir a algo do tipo.

Cibely disse...

O áudio do vídeo realmente não é muito bom, mas o conteúdo é ótimo. Através dos dados apresentados no trabalho pode-se perceber o grande crescimento de Ipatinga, que surgiu por causa do "acaso" e o hoje é uma cidade importante, com desenvolvimento(não muito bom mas há)cultural, esportivo, e econômico.

Ana Luísa Carvalhais disse...

O vídeo com a entrevista não está muito bom, mas vou falar um pouco do que entendi, e do que vi sobre o filme e li na descrição! O documentário do Sávio Tarso ficou um trabalho muito bem feito e muito interessante, pois nos mostrou diversas coisas das quais não sabíamos e muito importantes na construção de ipatinga.. Como tudo começou, a repercussão com a ferrovia, a vinda dos trabalhadores e etc. No documentário percebe-se a cara de satisfação de todos eles, pelo trabalho feito e a importância que a ferrovia deu à nossa cidade! Savio Tarso e todos que trabalharam juntamente com os atores anônimos.. Foi muito lindo o documentário!!

Renan Ribeiro disse...

O filme "O trem do vale" é muito importante para entendermos como tudo começou em nossa cidade. Por meio de depoimentos de pessoas idosas que conheceram Ipatinga desde a sua formação podemos adquirir muita informação importante

Dâmaris disse...

Legal o documentário com Sávio Tarso,para enterdermos mais sobre a nossa cidade,como tudo começou e sua repercussão...Através deste podemos ver as transformações que ocorreram em Ipatinga..muito bom o trabalho que vocês fizeram!

Mabelly Andrade Corrêa disse...

O Sávio é um ótimo documentarista, adoraria conhecê-lo, contribuiu para o conhecimento da população

Matheus Rocha disse...

"É o caboco d'água..."kkkkkkkk
Interessante mesmo o filme desse Sávio Tarso

Unknown disse...

Sávio Tarso tentou passar um documentario com boa qualidade as melhorias que aconteceu em nossa cidade.

Raquel disse...

Achei o filme muito interessante, pois além de mostra como surgiu a região do vale do aço, foi muito legal ver as pessoas que participaram para a construção da ferrovia.

Nayane Rocha disse...

Seria interessante se todas as pessoas pudessem assistir 'O trem do vale' pois entenderiam melhor como foi o inicio da nossa cidade.

Anônimo disse...

Bruno Gonçalves
Realmente um belo Filme.

Livia ferreira souza bortolini disse...

Seria vc? Boa noite a todos, o motorista Washington da Capfy achou carteira com documentos de Mabelly Andrade Corrêa no seu carro, se alguém a conhecer pedir para entrar em contato pelo celular 98758-9235

Postar um comentário