Entrevistador: O que fez o(a) senhor(a) a migrar para esta cidade?
Entrevistado: A procura de serviço né, trabalho. E chegando aqui me indicaram logo a Usiminas. Fiz teste, passei e fichei pela Usiminas
Entrevistador: Na época que você chegou a esta região, comparada com as outras vizinhanças, prosperava? Era previsível o crescimento observado hoje?
Entrevistado: Prosperava por causa da Usiminas né. Ipatinga ainda não era cidade, pertencia à Fabriciano. Logo em seguida que virou cidade. Então era tudo por causa da Usiminas, não dava para saber que viraria o que é hoje.
Entrevistador: Quais foram as principais mudanças que ocorreram após a implantação da ferrovia e da Usiminas?
Entrevistado: Foi bom porque criou a via para Vitória, e melhorou a infraestrutura da cidade. Eu não sei se você sabe mas era pra Usiminas ter ido para Valadares, o prefeito e os rabalhadores que convenceram a vir pra cá.
Entrevistador: Quais foram as principais atividades econômicas durante a construção delas?
Entrevistado: O comércio de aço transportado pela linha férrea né.
Entrevistador: Quais eram suas expectativas em relação ao futuro dessa cidade? Elas se realizaram?
Entrevistado: Minhas expectativas eram o que Ipatinga se tornou hoje. A cidade cresceu, melhorou, os salários aumentaram, já se compara a nível nacional.
Entrevistador: Quais são, na sua opinião, os pontos negativos da cidade?
Entrevistado: O que me vem à mente é que com o crescimento da cidade houve também aumento da criminalidade, tanto que hoje já é considerada cidade grande e imigra muita gente pra cá: japonês, alemão, inglês, baiano, carioca...., então já tem muita gente
Entrevistador: O que você considera ser as melhores qualidades de Ipatinga?
Entrevistado: As melhores qualidades de Ipatinga são a estrutura, o bom ensino. Nós temos reconhecimento no tratamento de esgoto. Nós temos um time que já chegou a disputar a série A.... cultura... o Parque Ipanema... a lagoa Silvana.... a Usipa que é um clube muito bom.
Entrevistador: Você recomendaria para seus filhos, netos e parentes a moradia fixa aqui em Ipatinga? Por que?
Entrevistado: Sim, pois o nível de qualidade de Ipatinga é difícil de achar em outra cidade. Eu também acho que não vai demorar a chegar uma faculdade federal por aqui e melhorar mais ainda o ensino.
Entrevistador: Como era a infraestrutura de Ipatinga há 40 anos?
Entrevistado: Muito ruim. Quando eu cheguei não tinha estrada, não tinha asfalto, passava porco no meio da rua. No centro a gente via o povo morrendo de fome ali
Entrevistador: Fale sobre o massacre ocorrido
Entrevistado: Bom, aquele massacre aconteceu porque a Usiminas tinha muito influência na cidade. Ela que providenciava a maioria dos empregos, assim como hoje. Aí houve uma briga entre a polícia, que era muito rígida e a vigilância da Usiminas, que não era estruturada como hoje.
31 comentários:
Foi interessante fazer essa entrevista com o senhor Genivaldo Santana,que mora em Ipatinga a mais de 40 anos,descobrir a história do município desde o desenvolvimento até a chegada de grandes empresas na região,e saber mais sobre os aspectos físicos,sociais e polílicos do Vale do aço
Legal a ideia de entrevistar um morador antigo de Ipatinga. É sempre bom conhecer um pouco mais sobre a história de sua cidade contada por um ponto de vista diferente.
Muito interessante e bem estruturada essa entrevista,pois mostra como Ipatinga evoluiu atraves de um morador que vive aqui a 40 anos.
Muito interessante e bem feita a entrevista, importante saber a história da cidade onde moramos.
é muito gratificante saber da história de desenvolvimento da cidade de Ipatinga.
A entrevista nos mostra como a cidade prosperou ao longo dos anos. Com a entrevista, descobri coisas que não sabia a respeito da cidade.
é muito gratificante saber da história de desenvolvimento da cidade de Ipatinga.
A entrevista nos mostra como a cidade prosperou ao longo dos anos. Com a entrevista, descobri informações que não sabia a respeito da cidade.
O trabalho feito com Genivaldo foi importante para que pudéssemos observar quais mudanças ocorreram na nossa cidade desde seus primórdios! Além disso, foi interessante ver como nem os moradores acreditavam que a cidade se tornaria o que é hoje!
É sempre bom sabermos da historia de nossa cidade,ainda mais contada por um ponto de vista diferente.Ver como a cidade prosperou e acabou virando uma coisa que nem os moradores imaginavam.
Que bom ter conhecido um pouco mais da história de Ipatinga pela entrevista.
Ver histórias sendo contadas por uma pessoa que acompanhou toda trajetória do desenvolvimento de Ipatinga é muito bom. Eu nunca soube que a Usiminas poderia estar em GV, ao invés de estar aqui, ainda bem que ela permaneu na cidade, porque qualquer um sabe maior parte da evolução de Ipatinga se deve a Usiminas, poderiamos estar com uma infraestrutura péssima!
É gratificante ver uma entrevista com um morador tão antigo de Ipatinga,uma cidade com grande história.
É bom saber que Ipatinga teve uma grande evolução atravez de um morador que vivenciou isso.
e muito bom saber que a nossa cidade tem moradores
que tenha vivenciado o seu surgimento
Gostei muito da entrevista, legal a história de Ipatinga, principalmente da importância que a Usiminas teve para esse crescimento.
é importante saber que a usiminas contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da cidade.
A Usiminas foi, é e sempre será importante para a região do Vale do Aço.
Muito interessante a entrevista. Saber sobre a vida de pessoas que viram a cidade surgir e mudar. É muito legal.
Ipatinga esta em uma fase de mudança,tem aspectos de uma cidade grande e também de uma cidade pequena. É interessante como nossos pais e avós contam da tranquilidade que era essa região, as crianças cresceram com mais liberdade para brincar na rua, as pessoas se conheçiam mais, já que a população era pequena e os jovens não corriam tantos perigos ao sairem a noite. Hoje infelismente, não podemos dizer a mesma coisa, e a tendência e só piorar porque junto com o desenvolvivento da cidade está a criminalidade, e isso não é só aqui, mas como em todas as regiões.
Ipatinga esta em uma fase de mudança,tem aspectos de uma cidade grande e também de uma cidade pequena. É interessante como nossos pais e avós contam da tranquilidade que era essa região, as crianças cresceram com mais liberdade para brincar na rua, as pessoas se conheçiam mais, já que a população era pequena e os jovens não corriam tantos perigos ao sairem a noite. Hoje infelismente, não podemos dizer a mesma coisa, e a tendência e só piorar porque junto com o desenvolvivento da cidade está a criminalidade, e isso não é só aqui, mas como em todas as regiões.
Ipatinga se desenvolveu muito rápido por ter só 40 anos. Tomara que uma evolução como essa nos beneficie também.
É interessante saber da história de Ipatinga, como ela se desenvolveu rápido em tão pouco tempo, é gratificante para nós moradores!
Guilherme Rocha, 301
É interesante visualizarmos o ponte de vista de pessoas que chegaram aIpatinga a muito tempo, onde a Cidade estava ainda em processo de estruturação. Ipatinga cresceu muito devido a investimentos aplicados na siderurgica mais conhecida da região e pela ocupação dos funcionarios e servidores publicos da época. Devemos,pois, lembrar que o responsavel pela viabilização da cidade de Ipatinga foi o Governo, uma vez que a Usiminas era uma empresa estatal, somente privatizada em meados de 1991/92.
Desde então a cidade continuou crescendo em grande parte planejada, o que aumenta a qualidade de vida de seus habitantes.
Pois é, as pessoas acham que a cidade é um bom lugar para viver e isso tudo realmente foi graças a Usiminas. Mas, quero ressaltar que não concordo com o entrevistado quando ele disse que nosso municipio tem um bom ensino. Há ainda muito o que melhorar para Ipatinga se tornar notável em termos de educação. O trabalho ficou bom.
Não tem como falar de Ipatinga sem falar da Usiminas, afinal, foi ela que, praticamente, fundou a cidade e até hoje tem muita influência na cidade, como na economia e na cultura. Ipatinga apresentou um crescimento em proporções gigantescas desde seu "nascimento" até hoje,mas é inegável que ainda há muito o que melhorar.
O conhecimento obtido através da entrevista, este contato com o sr. Genivaldo, são extremamente importantes, e de um valor incontável. O conflito entre gerações e o conhecimento da história da cidade são aspectos relevantes, e que todo cidadão deveria possuir, cada um sobre o seu respectivo município, pois pode levar até a um entendimento maior da situação atual.
Interessante saber mais detalhes sobre nossa cidade com um morador de tantos anos! Eu por exemplo, não sabia que era pra Usiminas ir para Gov. Valadares. A partir dessa entrevista com o sr. Genivaldo percebi também que a cidade melhorou muuuuuuito! Mesmo com todos os problemas ainda existentes (mas é claro que problemas existem em qualquer lugar) não podemos negar que Ipatinga é um bom lugar de si viver e o senhor Genivaldo mostrou-se um morador muito honrado da cidade em que vive!
Muito interessante a entrevista porque através dela podemos nos informar sobre acontecimentos que fazem parte da história de Ipatinga. Como ponto negativo atual, considero também a existência da perda de parte da identidade cultural da cidade, proveniente das migrações de pessoas de outras regiões para cá, interessadas em emprego e em outros fatores.
Eu concordo com o João que o ensino ainda tem que melhorar, mas é legal ver como Ipatinga já evoluiu em 40 anos.
Bom saber que pessoas que vinham com ituito só de trabalhar e voltar para sua cidade resolveram ficar e ver a cidade desenvolvendo e se tornar o que ela é hoje, uma referência a nível nacional.
a idéia que se tinha de vir so para trabalhar está mudando com o tempo e isso é importante para que a cidade desenvolva mais ainda
Bruno
Otima ideia desse trabalho.
Boa entrevista estão de parabéns.
Postar um comentário