quarta-feira, 31 de março de 2010

Aspectos sócio-culturais de Ipatinga

VÍDEO-DOCUMENTÁRIO: O TREM DO VALE

O vídeo-documentário: O Trem do Vale "Os heróis anônimos da Centenária Estrada de Ferro Vitória a Minas” , do diretor Sávio Tarso, foi lançado em 2003. "Trem do Vale" tem como realizador Grupo Cultural Roda Viva, e foi apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Usiminas.


ENTREVISTADOS DO FILME
Vadinho (Historiador) - Estudou sobre a construção da linha no Vale do Aço.
Gerônimo (Antônio Dias) - Foi operário na construção da linha.
Zeza (ipatinga) - Foi fundionário da ferrovia. O trabalho, segundo ele, era muito difícil, os operários trabalhavam sem comer, na chuva, ou seja, sem nenhum cuidado, por isso muitos morriam.
Zé Letro (Antônio Dias) - Foi um operário que viu muitos baianos trabalhando e morrendo em poucos dias, segundo ele a cada dois metros da linha, representava uma vida perdida.
Solu (Antônio Dias) - Muitos operários eram de Antônio Dias, pois o curso primário da cidade era muito bom, se a pessoa não trabalhasse na construção da linha, ela virava músico.
Dona Maria e Gaspar (Cachoeira Escura) - Gaspar era botero do Naque. Sua esposa, Dona Maria, conta que antigamente via vários animais, mas que hoje todos sumiram, por causa da linha do trem.
Tião (Cachoeira Escura) - Conta um caso que desencadeou uma lenda. O trem teria parado um dia por causa de uma luz forte que passou por cima dele, segundo ele, essa luz tirou toda a energia do trem. Para os trabalhadores do trem aquela luz era alienígena.


AS MANIFESTAÇÕES E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO INÍCIO DA ESTAÇÃO PEDRA MOLE

No início do século XX, a atividade econômica principal era a cultura de subsistência e a pecuária. Em 1901, com a criação da Companhia Estrada de Ferro Vitória Minas, o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para projetar uma estrada margeando o Rio Doce, que fosse do litoral até Diamantina. Sete anos mais tarde, um estudo informa o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses altera o projeto original da ferrovia, para facilitar o escoamento da produção para o Porto de Vitória, que seria levado em direção à Europa.
Com o avanço da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o estabelecimento da população nas circunvizinhanças de suas estações deu origem a inúmeros núcleos populacionais. Além do transporte de passageiros e cargas, viajantes estabelecidos em várias regiões, tinham nas estações uma possibilidade de escoamento rápido de seus produtos para outros centros comerciais. Assim se deu o início da efetiva ocupação da região de Ipatinga, através dos trilhos da estrada de ferro, fixando comerciantes e toda a sorte de aventureiros ao redor da estação, atraídos pelas oportunidades que os trilhos traziam.
A primeira estação foi a de Pedra Mole, inaugurada em 22 de agosto de 1922. Inaugurada a Estação, o primeiro a fixar pouso foi, segundo Waldemar de Almeida Barbosa, (cit.) José Fabrício Gomes, desbravador de matas, que se apossou de uma área de terrenos e matas virgens, cuja área abrangia o local onde hoje é Ipatinga, com a intenção de explorar madeira. Pouco tempo depois, a posse foi passada para José Cândido de Meira, tendo este aumentado a atividade de extração de madeira. Posteriormente, Alberto Giovanini formou no local uma fazenda de gado, tendo construído boa casa e, nos terrenos férteis, o cultivo de lavoura, atraindo colonos para este trabalho. Em 1930, o trajeto da estrada de ferro foi alterado. A Estação de Ipatinga (atual Estação Memória) foi construída para substituir a de Pedra Mole, que desabou em virtude da instabilidade do terreno. Ao redor da Estação Ipatinga, surge o povoado.
O engenheiro Pedro Nolasco, um dos responsáveis pela construção da ferrovia, ao inaugurar a estação intermediária nas proximidades do rio Doce, deu a ela um nome artificial, unindo os topônimos Ipa, de Ipanema, ribeirão vizinho e Tinga, as duas últimas sílabas do município vizinho, Caratinga. (BARBOSA: 1995:154) Por serem ambas as palavras de origem indígena pode até ser viável especular um significado para o topônimo como sendo “lagoa clara” ou “lagoa de águas claras”, mas é fato que o nome possui natureza artificial, dada em virtude da estação.
Em 1934, a Belgo-Mineira adquiriu as terras da fazenda de Giovannini, objetivando a exploração do carvão vegetal, para alimentação de seus fornos, dando impulso maior à pequena povoação. (BARBOSA 1995; DIÁRIO DO AÇO: 1999)
Em Ipatinga, assim como em grande parte das cidades mineiras do início do século XX, os pioneiros chegaram com a ferrovia. Posteriormente outros vieram para a exploração de carvão vegetal, alimento dos alto-fornos siderúrgicos da Belgo-Mineira e Acesita, em meados da década de 20 à década de 50. Junto com os carvoeiros, chegavam os tropeiros que se misturavam aos fazendeiros e sitiantes. Com o crescimento da povoação, foi necessária a criação do Distrito de Ipatinga, pertencendo ao Município de Coronel Fabriciano, através da Lei Estadual 1.039 de 12 de dezembro de 1953. O referido Distrito deixava de pertencer ao município de Antônio Dias
Com o crescimento rápido, tornou-se fundamental que Ipatinga tivesse autonomia administrativa, tomando ares de cidade. A pequena vila dependia diretamente dos interesses da sede, que era Coronel Fabriciano, e os moradores acusavam políticos fabricianenses de descaso administrativo para com o distrito. Resolveram então, em 1960, criar a Associação Amigos de Ipatinga, um grupo de pioneiros que seriam responsáveis pelo encaminhamento do processo de emancipação de lpatinga, garantidos pelas divisas que a Usiminas gerava. A Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em redação final, o projeto de revisão administrativa, que criou 237 novos municípios, entre eles estava Ipatinga (Lei estadual n° 2764, de 30 de dezembro de 1962), tendo sido vetada pelo Governado Magalhães Pinto a instalação dos municípios de Ipatinga e Timóteo, que enviou uma carta às comissões Pró-Emancipação de Ipatinga e Timóteo, informando o veto à sua emancipação e os seus motivos: afirmava que pretendia manter a unidade política, administrativa, econômica e financeira desse pólo siderúrgico.
Somente em 29 de Abril de 1964 é que ocorre a emancipação do Município de Ipatinga. A partir daí, o distrito de Barra Alegre, então pertencente a cidade de Antônio Dias, passa a somar suas terras ao novo município de Ipatinga. Ainda em 1964, é indicado um intendente para organizar o processo eleitoral de 1965. As primeiras eleições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores seriam realizadas, para serem empossados, em dezembro do mesmo ano, iniciando assim a vida política da cidade.


SITUAÇÃO ATUAL DO VALE DO AÇO


Características geográficas de Ipatinga
Área 165,509 km²
População 244.508 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade 1.447,3 hab./km²
Altitude 220 m
Clima tropical de altitude Cwa
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,806 elevado PNUD/2000 [3]
PIB R$ 5.509.973.000,00 (BR: 71º) - IBGE/2007 [4]
PIB per capita R$ 23.113,00 IBGE/2007 [4]

Indicadores sociais
Índice de analfabetismo: 2,8%
Mortalidade infantil: 15/1.000
Índice de abastecimento de água: 100 %
Índice de coleta de esgoto: 100 %
Área verde por habitante: 1270 m²
Vias asfaltadas: 98%


RMVA - REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO AÇO
A região metropolitana do Vale do Aço, criada pela Lei Complementar número 51/98, é um aglomerado urbano formado por quatro cidades: Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Os quatro municípios se uniram para buscar soluções inovadoras para os problemas comuns. A forma de organização da Região Metropolitana é moderna e democrática, respeitando a autonomia de todos os municípios participantes. No entorno da Região Metropolitana estão 22 cidades que integram o Colar Metropolitano.




CARACTERÍSTICAS SÓCIO-CULTURAIS ATUAIS

EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

1. EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL E MÉDIO
Ipatinga possui 26 escolas estaduais com 23 818 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio, 37 escolas municipais com 21 930 alunos matriculados na educação especial, Educação Infantil e Ensino fundamental, 76 escolas particulares com 16 604 alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino fundamental e Médio., um total de 13 962 352 alunos – fonte: SIME- Sistema Municipal de Educação.


1.1. Projetos:
. PROALE – Projeto de Alfabetização e Letramento: Criado em 2005, o projeto foi implantado após diagnóstico aplicado em março de 2005 para alunos de 8, 9 e 10 anos. Mil e duzentos alunos tiveram o tempo de permanência na escola aumentando em mais duas horas diárias, com a finalidade de vencer as etapas básicas de alfabetização e conhecimentos elementares da matemática.
. PLANTE – Plantão Educativo: Criado em 2005, com a finalidade de oferecer recuperação para os alunos de 11 a 14 anos (3° e 4° ciclos) que obtiveram conceito 1 (o a 25%) em Português e Matemática no primeiro bimestre. O aluno tem uma hora a mais de aula, quatro dias por semana.
. Inclusão Digital: Criado em 2005, as escolas foram equipadas com
. Mesas Pedagógicas – My Kid’s, Mesa Alfabética e Togheter, e contam também com um amplo acervo de softwares educativos. No final do ano foi inaugurado o Portal Aprende Brasil, que permitirá aos alunos e professores da rede municipal acesso a internet, pesquisas e outras propostas educativas.
. “Por Amor aos Nossos Filhos”: Criado em 2005, foi idealizado a partir da necessidade de se apoiar os pais diante das dificuldades e preocupações que envolvem a difícil tarefa de educar os filhos. O grupo se reúne periodicamente, após as 18 horas, na Prefeitura Municipal de Ipatinga, participa de palestras, recebe orientações e apoio diante da exposição de seus problemas a profissionais especializados, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros.


1.2. Projetos da Educação Especial:
. COM-TATO: Trabalha com os alunos com baixa visão e cegos, na Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves.
. Educação para Surdos: O projeto funciona na Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé. Além do atendimento aos alunos, oferta-se ainda o curso de LIBRAS para a comunidade.
. CENAM: Neste projeto o trabalho é realizado com os alunos matriculados na rede municipal que apresentam desvios de comportamento, distúrbios de aprendizagem e déficit perceptivo. Visa o desenvolvimento cognitivo além de valores morais, éticos e estéticos.


1.3 Cursos Superiores:
Destaca-se a vasta gama de instituições de ensino superior e a diversidade de cursos oferecidos no município.
. Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC (www.farv.com.br)
. Faculdade Pitágoras (www.faculdadepitagoras.com.br)
. UnilesteMG (www.unilestemg.br)
. Faculdade de Direito de Ipatinga - FADIPA
. Faculdade de Tecnologia - INED (www.faculdadeined.com.br)
. União Educacional do Vale do Aço – UNIVAÇO (www.univaco.com.br)
. Faculdade Evangélica de Teologia



2. BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL ZUMBI DOS PALMARES
A Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares foi criada em 1966. Oferece amplo serviço de pesquisa aos usuários, em todos os níveis escolares. Possui um grande público para leitura. Mantém um curso anual de literatura para o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui um variado acervo bibliográfico para atendimento ao usuário mais exigente, livros de literatura clássica, atual nacional e internacional; livros didáticos de todos os níveis, enciclopédias, revistas informativas, livros infanto-juvenis, gibis, fitas de vídeo e outros. Parceria feita com a USIMINAS garantiu a ampliação significativa do acervo bibliográfico e a criação da biblioteca sobre rodas “Menino Maluquinho”, com a aquisição de um ônibus apropriado para o atendimento ao usuário habitante de regiões distantes do centro da cidade. São disponibilizados filmes educativos para alunos das escolas da região e exposições literárias, redações, poesias e outros.


3. ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO TEATRAL ANTÔNIO GUARNIERI
Um espaço público para formar artistas como profissionais capacitados, cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade e para promover e difundir a arte-educação. A escola conta com monitores qualificados, atendendo crianças, adolescentes e adultos. Utilizando-se de técnicas baseadas em trabalhos de autores contemporâneos, as aulas são teóricas e práticas, e abordam assuntos como teoria musical, expressão corporal, iniciação à técnica de circo e de teatro. O ingresso na escola é realizado geralmente no início de cada ano, quando são abertas as inscrições para testes. É importante que o aluno esteja matriculado e freqüentando a escola. O curso tem duração de 1 ano e é gratuito.


4. CENTRO ESPORTIVO E CULTURAL 7 DE OUTUBRO
O C.E.C. 7 de Outubro foi inaugurado em 1991, com objetivo de socializar a prática de esporte no município, para atender crianças, adolescentes e grupos da Terceira Idade de baixa renda, oferecendo escolas de aprendizagem em várias modalidades como: Basquete, voleibol, handebol, futsal, futebol de campo, capoeira, karatê, judô, xadrez, dama, teatro, taekwon-do, dança, ginástica olímpica, trampolim acrobático, Iniciação desportiva universal-IDU e atividades para a terceira idade. Atende aproximadamente 3.000 alunos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, através de convênio celebrado com o Centro Universitário do Leste de Minas-UNILESTE.


5. ESTÁDIO MUNICIPAL “EPAMINONDAS MENDES BRITO” – IPATINGÃO
O Estádio Municipal foi inaugurado em 1982, tem capacidade para 35.000 torcedores, é considerado o 3° maior e melhor do Estado, localizado no Parque Ipanema, palco de grandes eventos.


6. ESCOLA DE MÚSICA TOM
Escola de Música Tenente Oswaldo Machado fundada em 1994, possui 800 alunos matriculados, uma banda de música e dois corais, adulto e infantjuvenil.


7. PARQUE DA CIÊNCIA
Localizado no Parque Ipanema, tem atraído visitantes de várias cidades, contribuindo para o turismo científico no município e estimulando vocações. O Parque da Ciência de Ipatinga possui cerca de oitenta montagens em seu acervo que propiciam aos visitantes a compreensão dos conceitos científicos adquiridos ao longo da história da ciência. O Parque da Ciência conta com uma Infoteca, que oferece cursos aos professores e alunos de baixa renda da rede municipal, ministrado e forma prática, visando auxiliar o trabalho do professor na sala de aula e a propiciar ao aluno sua inclusão digital.


8. ESTAÇÃO MEMÓRIA
A estação Ferroviária de Ipatinga foi construída em 1930 e desativada em 1951.Reinaugurada em 1992 como Estação Memória, passou a ser um núcleo referencial de preservação e proteção da memória cultural do município. Seu acervo documental inclui registros de diferentes momentos culturais, políticos e artísticos de Ipatinga, reproduções de documentos manuscritos e impressos, livros e revistas relacionadas à cidade de Ipatinga, objetos originados da CVRD-Companhia Vale do Rio Doce e obras de arte inspiradas na cultura local. Além de tratar de uma unidade de memória, desenvolve projetos voltados para as artes, especialmente as plásticas. Para exposição de trabalhos artísticos, o interessado deverá entrar em contato com a unidade para agendamento.

9. ESPAÇOS CULTURAIS E DE LAZER
.Academias de Ginásticas: 09
.Campos de Futebol: 36
.Centro Cultural: 37
.Centro de Biodiversidade (USIPA): 02
.Cinemas: 03
.Clubes Recreativos: 15
.Estádios: 03
.Feira de Artesanato: 01
.Ginásios Cobertos: 04
.Kartódromo: 01
.Parques: 03
.Praças: 85
.Quadras de Esportes: 78
.Shopping: 01
.Teatros: 03


10. BENS TOMBADOS PELO PATRIMÔNIO

Atualmente o município tem se utilizado de dois importantes instrumentos de preservação da memória: o tombamento e o inventário. O inventário é feito anualmente, consistindo em um levantamento dos bens de interesse histórico-cultural. Diferentemente do tombamento estes bens não são protegidos por lei; sendo elaborado apenas um registro documental sucinto dos bens por meio de fotos, textos e relatos históricos, entre outros documentos e suportes de mídia. Existem atualmente 49 bens inventariados em Ipatinga. A cada ano, em razão dos novos levantamentos e registros, esse número aumenta. Já o tombamento é um recurso que possibilita a real preservação física do bem material que seja de interesse histórico-cultural, através de embasamento legal. Qualquer pessoa pode sugerir o tombamento de um bem. Existem na cidade 16 bens tombados, todos em nível municipal. Na cidade não há bens tombados em nível estadual ou nacional.


Igreja Católica Nossa Senhora da Esperança
Decreto/Lei: Decreto 1.443 de 30/12/1981
Propriedade/responsável: Paróquia do Bairro Horto
Endereço: Av. Castelo Branco, 689, Bairro Horto, área urbana.


Igreja São Vicente de Paula - Ipaneminha
Decreto/Lei: Decreto 3.580 de 03/09/1996
Propriedade/responsável: Igreja Católica/Comunidade do Ipaneminha
Endereço: Largo da Igreja - Rua Principal, s/n°, Ipaneminha, área rural do
Distrito de Barra Alegre.


Ruínas da Estação de Pedra Mole
Decreto/Lei: Decreto 3.575 de 03/09/1996
Propriedade/responsável: Usiminas
Endereço: Margem esquerda do Rio Piracicaba, entre os bairros Castelo e Cariru, área urbana.



Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa
Decreto/Lei: Lei 1.727 de 04/11/1999
Propriedade/responsável: Prefeitura Municipal de Ipatinga
Endereço: Margem direita do Ribeirão Ipanema, s/n°, Centro, área urbana.

Parque Ipanema
Decreto/Lei: Lei 1.763 de 24/03/2000
Propriedade/responsável: Prefeitura Municipal de Ipatinga
Endereço: Entre a Av. Burle Marx e a margem direita do Ribeirão Ipanema,
s/n°, Parque Ipanema, área urbana.


Árvore Figueira (Ficus elastica)
Decreto/Lei: Decreto 2.662 de 17/04/1990
Propriedade/responsável: Pública/Prefeitura Municipal de Ipatinga
Endereço: Av. Japão, esquina com Rua Nicarágua, bairro Cariru, área urbana.


Árvore Ipê Peroba (Paracotema peroba)
Decreto/Lei: Lei 3.574 de 03/09/1996
Propriedade/responsável: Pública/Prefeitura Municipal de Ipatinga
Endereço: Rua Serra Estrela, esquina com Rua Aracaju, bairro Jardim
Panorama, área urbana.


Estação Ferroviária (Estação Memória- antiga Estação Ipatinga)
Decreto/Lei: Decreto 1.442 de 30/12/1981)
Propriedade/responsável: Pública/Prefeitura Municipal de Ipatinga
Endereço: Rua Belo Horizonte, esquina com Rua Montes Claros, 272,
Centro, área urbana.


Casas dos Ferroviários
Decreto/Lei: Decreto 3.577 de 03/09/1996
Propriedade/responsável: Privada
Endereço: Av. Londrina, 270/282, Bairro Veneza, área urbana.

Pontilhão de Ferro (sobre o Ribeirão Ipanema)
Decreto/Lei: Decreto 3.578 de 03/09/1996
Propriedade/responsável: CVRD/Prefeitura Municipal de Ipatinga
Endereço: Rua Belo Horizonte, Centro, área urbana.


Grande Hotel Ipatinga
Decreto/Lei: Lei 1.762 de 24/03/2000
Propriedade/responsável: Usiminas
Endereço: Rua Antares, 950, Bairro Castelo, área urbana.

Teatro Zélia Olguim
Decreto/Lei: Lei 1.765 de 24/03/2000
Propriedade/responsável: Usiminas
Endereço: Av. Itália, s/n°, Bairro Cariru, área urbana.


Academia Olguim
Decreto/Lei: Lei 1.764 de 24/03/2000
Propriedade/responsável: Usiminas/Academia Olguim
Endereço: Rua Ipê, 763, Bairro Horto, área urbana.

Fazendinha (antiga sede da Fazenda do Barbeiro)
Decreto/Lei: Decreto 3.576 de 03/09/1996
Propriedade/responsável: Usiminas/Rotary Clube
Endereço: Av. José Júlio da Costa, 2.835, Bairro Ferroviário, área urbana.


Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário (Sede do Congado do Ipaneminha)
Decreto/Lei: Decreto 3.579 de 03/09/1996
Propriedade/responsável: Comunidade/Grupo de Congado do Ipaneminha
Endereço: Núcleo urbano do povoado de Ipaneminha, área rural do Distrito
de Barra Alegre.


Maciço de Pedra Branca
Decreto/Lei: Edital de tombamento de 11/04/2003
Propriedade/responsável: Vários-privada
Endereço: Povoado de Pedra Branca, área rural do Distrito de Barra Alegre.

19 comentários:

Lorena disse...

Através destes dados é possível constatar que Ipatinga é uma cidade com aspectos desenvolvidos,como por exemplo a cultura que vem crescendo a cada ano e o esporte que está sendo visado nacionalmente.

Igor Santos disse...

Penso que Ipatinga hoje tem, na maioria de sua extensão, uma boa estrutura, com variedades de lazer e cultura, além de exercer projetos para a educação que são de enorme importância!

Guilherme Bragança disse...

Ipatinga atualmente mantem uma boa infraestrutura,com várias áreas de lazer,pontos turisticos,faculdades,esgoto tratado etc

Milena disse...

Olhando pelo lado de lazer, Ipatinga possui uma infraestrutura muito boa, com escolas, principalmente infantis, sempre proporcionando projetos culturais, além do Shopping, Parque Ipanema e praças por todos os bairros.

filipe martins disse...

ipatinga apresenta um bom desenvolvimento em todos os aspectos observados, o que a torna um bom lugar para se viver.

hugo henrique disse...

quanto aos aspectos sócio-culturais Ipatinga está muito bem representada com teatro, shopping, cinema, parque e o ipatingão....

Leonardo Zinato disse...

Pode-se preceber que a cidade possui um ótima infra-estrutura quanto aos aspectos socio-culturais e por isso, torna-se um ótimo para se viver.

André Alves disse...

Ipatinga é uma cidade muito boa, com uma infra-estrutura boa caminhando para uma melhor! Através dos dados podemos constatar que melhorou, mas acredito que possa melhorar ainda mais. A cidade está com necessitando de uma Faculdade Federal que até hoje nao existe o que é de grande necessidade por parte de nós estudantes. Ipatinga tem um grande número de estudantes que são aprovados na Universidade Federal e tem que largar a familia para viajar pra longe com o objetivo de estudar, acho que deveria melhorar nesse aspecto.

Tainá disse...

Acho que o incentivo a cultura de nossa cidade é um ponto muito importante.Divulgação de peças teatrais, de amostras científicas, bibliotecas, cinema entre outros, são meios de interagir a população, cada vez mais, com a cultura, que é muito importante para o crescimento de qualquer indivíduo.

Karen disse...

Cultura é a identidade de um local. Nossa cidade exerce isso com sobra. Teatro, cinema, quadras e praças por todos locais. Sem contar sua beleza e organização.

Gustavo Carolino disse...

A 'cidade do aço', atualmente é bem servida de atrativos culturais, mas poderia ser muito mais e melhor.
Em se tratando de cultura, propriamente dita, de nossa cidade poderemos dizer que é uma cultura trabalhista. A maior parte dos idosos de Ipatinga trabalharam na unidade das Usinas Siderúrgicas de Minas. De certo, que a cultura trabalhista impera na cidade.
A cidade precisa de melhorias e mais areas verdes e publicas de Lazer, pois não basta apenas se contentar com o Parque Ipanema e nossas pracinhas abandonadas. Ipatinga pode muito mais.

Lucas Silva disse...

Há um perceptível desenvolvimento cultural, visível no incentivo ao teatro, por exemplo. Este fator, apesar de não ser o mais importante, é muito decisivo para estabelecer uma avaliação da qualidade de vida da população, pois um cidadão que tem acesso ao lazer é, na maioria das vezes, mais feliz, o que eleva a qualidade de vida local.

Ana Luísa Carvalhais disse...

Os aspectos socio-culturais de Ipatinga tiveram um forte impulso! Por exemplo O centro cultural Usiminas é um teatro com uma ótima estrutura e que possibilita acesso da população à cultura. Sempre há peças de diversos tipos e variadas programações com preços bem acessíveis, então não pode se negar que o incentivo à cultura em Ipatinga é forte e a população agradece!

Renan Ribeiro disse...

Ipatinga é um bom lugar para se viver pois possui atualmente uma boa infra-estrutura e fornece boas condições para a população.

Dâmaris disse...

apesar do seus aspectos negativos,Ipatinga vem melhorando no decorrer dos anos,como uma melhora na educação nos ensinos públicos com a criação de alguns anos do GDP(grupo de desenvolvimento profissional),a cultura que está sendo mais divulgada na região do vale do aço,a infra-estrutura ocarretando melhores condições para a população

Mabelly Andrade Corrêa disse...

Em ipatinga temos muitos monumentos tombados pela prefeitura, e ainda um ótimo espaço para lazer e cultura

Matheus Rocha disse...

o incentivo ao teatro realmente é uma medida muito boa de incentivo à cultura,e isso só ajuda a melhorar a cidade ainda mais.O trbalho ficou bom, destacando esses vários locais de Ipatinga.

Unknown disse...

Ipatinga tem uma boa infraestrutura que provavelmente se tornará uma cidade desenvolvida e de boa qualidade para se morar.

Nayane Rocha disse...

A boa infraestrutura oferecida por Ipatinga, transforma a cidade cada vez melhor em relaçao ao lazer e a cultura.

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