segunda-feira, 29 de março de 2010

ASPECTOS HISTÓRICOS

Objetivos da construção da estrada: Para impulsionar a produção nacional e o crescimento do interior do país, o governo federal lançava incentivos para a construção de ferrovias ligando as diversas regiões nacionais, com o objetivo de trazer as riquezas para o litoral e levar o progresso. Idéia inicial era construir uma ferrovia partindo do litoral capixaba rumo a Diamantina, no interior mineiro, para escoar toda a produção agrícola, de pedras preciosas e de madeira.
Motivos do desvio: Em 1901, com a criação da Companhia Estrada de Ferro Vitória/Minas, o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para projetar uma estrada margeando o Rio Doce, que fosse do Porto até Diamantina. Sete anos mais tarde, um estudo informa o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses altera o projeto original da ferrovia, para facilitar o escoamento da produção para o Porto de Vitória, que seria levado em direção à Europa.
Dificuldades enfrentadas durante a construção: Os registros dão conta de que a ferrovia travou uma batalha formidável para vencer distancias enormes e a insalubridade das regiões, cobertas de florestas e brejos. Os mosquitos, as altas temperaturas, as chuvas, a malária, a febre e o desconforto se opunham ao avanço dos trilhos, o que gerava grande dificuldade para os trabalhadores.
Conseqüências da construção para o Vale do Aço: Foi muito importante para a construção de cidades de médio porte no interior de Minas, como no Vale do Aço, cujo crescimento industrial só foi possível pela existência da ferrovia. Além de ser importante pelo fato de ser utilizada como transporte do minério das siderúrgicas do Vale do Aço, aço, carvão, calcário, granito, ferro-gusa, madeira, celulose e cargas diversas, o que possibilita um grande desenvolvimento econômico para cidade.
Origem dos Trabalhadores: Pelo fato dos sertanistas não terem muita disposição para enfrentar as matas, era preciso busca trabalhadores de fora. Então a solução foi priorizar a mão de obra que estava ociosa na construção da ferrovia Bahia - Minas no Vale do Jequitinhonha, para trabalharem na ferrovia Vitória - Minas.

30 comentários:

Lorena disse...

A ferrovia impulsionou o desenvolvimento da regiao do Vale do Aço principalmente no aspecto industrial com a vinda da Usiminas para a cidade o que gerou forte imigraçao de trabalhadores possibilitando um grande desenvolvimento de diversoas fatores,em especial o economico.

Monyck disse...

Importante sabermos o objetivo da construção da rodovia, as dificuldades enfrentadas durante sua construção, a migração de pessoas de outras regiões para sua construção e o quanto ela impulsionou o desenvolvimento da cidade de Ipatinga.

Igor Santos disse...

Acho que esse trabalho veio a complementar o documentário assistido! E juntos, eles tiram todas as possíveis dúvidas de que a ferrovia impulsionou o desenvolvimento do Vale do Aço!

Thales Corso disse...

Bem interessante saber como a ferrovia que move o vale do aço foi formada.

Larissa/301 disse...

A iniciativa desse trabalho foi muito bom e que adquire muito conhecimento, sobre
a estrada de ferro Vitória- Minas, que é uma estrada que há muitos anos transportar varias pessoas. Nesse trabalho nos mostra também as histórias dos trabalhadores que ajudaram a construir a estrada de ferro. E uma parte também muito interessante foi sobre as entrevistas com pessoas que mudaram aqui pra Ipatinga. Nos fala também sobre a Estação Memória que foi construída em 1930 e desativada em 1951.Reinaugurada em 1992 como Estação Memória, passou a ser um núcleo referencial de preservação e proteção da memória cultural do município.
Enfim foi um trabalho muito criativo e que nos faz conhecer mais sobre coisas que a gente nem imagina que era assim. Larissa

Gabriela Moraes disse...

Ao montar os aspectos históricos de responsabilidade do meu grupo, que pude ver o porque, as causas e consequencias que a estrada acarretou e é importante termos pelo menos conhecimentos da cidade em que vivemos, com o projeto encontrei respostas pra dúvidas sobre a evolução desde o inicio até os dias atuais.

Anna paula Gomes disse...

Anna Paula /301

este trabalho veio complementar o docomentario "o trem do vale" sobre os meios de construçao da estrada de ferro e os seus objetivos.

Filipe Alcantara disse...

o trabalho foi feito a partir do docomentário "o trem do vale", e atingiu os objetivos, mostrando os aspectos da construçao, como foi a vida desses trabalhadores durante o processo e como impulsionou o desenvolvimento das cidades ligadas pela ferrovia vitória-minas.

Gustavo Grillo disse...

o trabalho foi muito interessante, mostrou os aspectos históricos da construção da ferrovia e o desenvolvimento das cidades ao redor da ferrovia, que é um exemplo nacional...

Guilherme Bragança disse...

Interessante que o desvio feito pela estrada de ferro Vitória-Minas tenha originado o Vale do Aço.

Arildo disse...

trabalho muito interessa nos mostra o motivo que
levou surgimento da regiao do vale do aço


Arildo Vianna T 301

Leonardo Zinato disse...

Ótima aula de história. É muito bom saber como tudo começou e os fatos mais importantes.

Milena disse...

Interessante saber que o Vale do Aço surgiu devido à construção da ferrovia. Graças a isso, hoje a nossa cidade cresceu e se tornou conhecida por todos!

Diego disse...

É muito bom sabermos que atravez da construção da ferrovia,surgiu a região do Vale do Aço,onde se encontra a cidade de Ipatinga.E também o belo desenvolvimento que essa ferrovia trouxe a Região.

André Alves disse...

A construção da ferrovia no entanto é de grandiosa importancia. Acredito que as dificuldades, como citadas no trabalho, foram grandes, mas posso afirmar que estas valeu a pena, porque a ferrovia trouxe um grande desenvolvimento para a cidade de Ipatinga, não só no aspecto social, mas também economico e cultural. A construção da Ferrovia ajudou de mais ao crescimento da Usiminas, que utiliza dessa, como meio de transporte de aço.

Marcela Grillo disse...

É interessante saber quais foram os objetivos da construção da estrada ferro e a importância dela no desenvolvimento de Ipatinga. Pelos trabalhos, foi possível descobrir mais sobre a história da cidade e saber as opiniões daqueles que moram aqui há muitos anos ou que mudaram recentemente.

Unknown disse...

muito bacana como surgiu o Vale do Aço.. não sabia, e achei muito interessante! Parabens ao grupo.
Guilherme Rocha, 301

Gustavo Carolino disse...

A ferrovia foi de extrema importrancia para o surgimentode Ipatinga, apesar de suas conseguencias ambientais. Possibilitou o povoamento e deu condiçoes de transporte em massa, principalmente dos trabalhadores, da região

Cibely disse...

É importante destacar as dificuldades enfrentadas na construção da ferrovia, como visto no trabalho. Apesar de tudo, a iniciativa obteve sucesso e Ipatinga é hoje uma cidade reconhecida no Vale do Aço.

Cibely disse...

Importante mostrar as dificuldades encontradas na construção da ferrovia, como visto no trabalho. Apesar de tudo, as dificuldades foram superadas e Ipatinga é hoje uma cidade reconhecida no Vale do Aço graças à ferrovia e à Usiminas.

Lucas Silva disse...

Poucas pessoas sabiam que o Vale do Aço surgiu de um desvio da estrada de ferro Vitória-Minas. É interessante divulgar informações desse tipo para as pessoas, é uma curiosidade, um conhecimento a mais.

Ana Luísa Carvalhais disse...

Foi muito importante saber que a ferrovia teve grande importância na construção da nossa cidade e com ela foi atraindo mais e mais pessoas... Se eu não me engano, acho que hoje a ferrovia só transporta pessoas pois sobram vagões não é?
Pois ela foi construída para transportar minério de ferro. Sabemos que houve muita dificuldade em toda a construção da ferrovia e em conseqüência da cidade também, mas foi construída com sucesso, e faz da nossa cidade o que é hoje, juntamente com a Usiminas, e não podemos deixar de agradecer a todos os trabalhadores que ajudaram em toda a construção, pois foi de suma importância.

Renan Ribeiro disse...

Muito importante saber que o Vale do Aço surgiu com o desvio da ferrovia vitória-minas. Serve de complemento cultural para (por exemplo) entendermos o porquê do nome da nossa região.

Dâmaris disse...

Acho que são poucas pessoas que sabem que Ipatinga surgiu de um desvio da ferrovia Vitória-Minas,esse desviu teve uma contribuição enorme não só para a economia mais abrangindo todos os aspectos,afinal devido a isso somos conhecidos como o Vale do aço

Matheus Rocha disse...

Eu era um dos que não sabiam que o Vale do Aço surgiu de um desvio da estrada de ferro Vitória-Minas.Como já disse, é importante saber a história do local em que se vive.

Unknown disse...

É importante tem esses dados da cidade em que moramos.

Nayane Rocha disse...

Apesar das dificuldades a ferrovia teve grande importância para a construção da nossa cidade, por isso hoje Ipatinga esta cada vez mais desenvolvida.

Andressa Gaudereto disse...

Essas informações são importantes, nos mostra os aspectos históricos da construção da ferrovia, agora sei de onde Vale do Aço surgiu.

Caroline Tótola disse...

As informações citadas no video e nos textos são essenciais para que entedamos a origem de nossa cidade. A ferrovia foi de extrema importância para a construção de Ipatinga, isso todos nós sabemos, mas não sabiamos tudo que aconteceu por trás dela.

Giovana Patricia Gomes disse...

O video e o texto tem informações muito importantes, em que aprendemos um pouco mais a historia da construçao de Ipatinga e da importancia que a ferrovia teve desde o começo !

Postar um comentário